Thursday, April 1, 2010

Minha experiência em Brunei...


Desde pequeno sempre gostei muito de viajar e conhecer lugares diferentes, quando criança viajava com meu pai, coisa que eu gostava muito, porém nunca pensei que um dia fosse a Brunei, um país tão distante do meu, um pequeno sultanato na ilha de Borneo, no sudoeste asiático. Minha viagem a Brunei foi “acidental”, eu tinha apenas uma escala de um dia em Brunei, que se transformou em três, devido a incompetencia de alguns funcionários de uma agencia de viagens inglesa chamada Opodo, agencia na qual, não quero nem ouvir falar! Voei pela companhia Royal Brunei Air Lines, companhia aérea http://www.blogger.com/img/blank.gifque gostei muito.
Quando cheguei em Brunei, fazia muito calor, e eu ainda estava com casacos de frio, foi um choque térmico ao descer do avião. Indo a imigração, passei pelo detector de calor e metais que era operado por duas moças jovens que usavam roupas muçulmanas bem coloridas, as moças começaram a conversar comigo; muito curiosas, perguntavam de onde eu era e o que iria fazer em Brunei. Muito simpáticas elas me perguntaram aonde eu iria ficar, eu disse o nome do hotel, elas me perguntaram como eu iria até o hotel, eu disse que iria de taxi, elas disseram :Não! Taxi e muito caro aqui em Brunei, nós vamos arrumar carona para você! Fiquei um pouco assustado no início, mas pensei, “elas trabalham na imigração do país,acho não vão me roubar!”. Uma delas chamou pelo rádio um guarda que estava indo embora, ele disse que poderia me levar até o hotel, e que me esperaria na saída da imigração, achei isso muito legal por parte delas, elas nem me conheciam e me arrumaram carona até meu hotel.
O oficial da imigração, muito simpatico me perguntou apenas aonde eu iria ficar hospedado e porque estava em Brunei e logo carimbou meu passaporte! Saindo da imigração que já é no saguão do aeroporto, o guarda que me ofereceu carona me esperava, muito simpático até carregou minhas malas até o carro. No trajeto ele me passou algumas dicas e falou um pouco sobre Brunei, fiquei sabendo por ele, que em Brunei não há impostos, a população não paga impostos ao governo, todo o setor público é pago pela extração de óleo e o que “sobra” fica para o Sultão que é um dos homens mais ricos do mundo. Chegando ao hotel pensei que ele iria me cobrar pela carona, não me cobrou nada! Ofereceu carona a um estranho sem interesse algum! Cheguei ao hotel, fiz o check-in, fui trocar de roupas, tomar banho para andar pela cidade!
Saindo do hotel, caminhando por Bandar Seri Begawan fiquei muito surpreso; era um mundo totalmente diferente do meu, casas construídas em cima do rio, mesquitas que brilhavam de tanto ouro, pessoas bem diferentes, muitas cores e muito calor! Chegando ao centro de Bandar, fiquei maravilhado com tudo o que via, as mesquitas eram lindas, cheias de ouro e luxo; também havia um templo budista cheio de charme e extravagancia que perfumava um raio de uns 300 metros pelos incensos. Minha primeira parada foi uma mesquita que se chama Omar Ali, pude entrar, caminhar pelos jardins e até entrar em um barco que fica no meio de um lago artificial. Enquando eu estava no barco, dois meninos estavam me observando de longe, eu estava sentado na sombra; fiquei mais uma vez assustado, pensei que seria assaltado ou expulso da mesquita; os meninos se aproximaram e começaram a conversar comigo amigávelmente, e perguntaram se eu nao poderia tirar um foto com eles! Eu fiquei aliviado, pedi informações de como ir a praia de onibus, eles me levaram até o terminal de onibus e me explicaram como eu chegaria lá, deixei a praia para o próximo dia, já que estava na cidade, queria conhecer a cidade e não perder tempo. Fui ao templo budista que é lindo. Saindo do templo fui ao mercado aberto, não havia muita variedade de alimentos, apenas muito peixe seco, algumas verduras murchas e banana, eu estava exausto, precisava dormir, estava a doze horas a mais do meu fuso horário estava com muito calor precisava de ar condicionado, fui ao hotel e dormi umas 3 horas, passei a “noite” que no meu horário era dia, acordado.
No dia seguinte peguei o onibus para uma outra cidade que havia praia, chamada Muara, o ponto de onibus era bem longe da praia, mais mesmo assim era o acesso mais fácil para ir a praia. Caminhando até a praia, um carro parou e perguntou aonde eu estava indo, disse que iria a praia, e ele me ofereceu uma carona, foi muita sorte, pois estava muito calor, e a praia ainda estava a uns 2km do ponto que eu estava. Chegando a praia, em pleno sábado, nao havia ninguem, apenas eu e um senhor que estava fazendo a limpeza da praia, a Muara tem uma estrutura muito boa, com quiosques com pia e churrasqueira, vestiarios, bom estacionamento e um jardim imenso; a água do mar é morna, poucas ondas e alguns produtos chineses boiando na água, mas isto e apenas um detalhe... Saindo da praia, voltei a Bandar dormi mais um pouco e fui jantar, gostei da comida, era um Noodles com uma massinha frita em cima. A noite é bem parada em Brunei, não há bares nem pubs, apenas alguns restaurantes abertos; no rio havia algumas luzes dos barcos de pesca.
Domingo pela manha fui visitar a parte mais pobre de Brunei, que são casas de madeira construídas em cima do rio, a tarde arrumei minhas coisas e peguei o voo para Nova Zelândia.
O que mais me encantou em Brunei foram as pessoas, que são muito simpáticas e prestativas, estão sempre sorrindo e são muito curiosas. Durante minha visita, várias vezes pessoas acenavam pra mim, e até me pararam na rua perguntando de onde eu era, percebi algumas pessoas me fotografando com celular, achei engraçado. Gostei muito de ter ido a Brunei, espero um dia poder voltar, ou continuar conhecendo países exóticos com pessoas amigáveis.

No comments:

Post a Comment